13 truques caseiros para se livrar de vez das formigas em sua casa.


Sabemos que as formigas são animais que adoram aparecer quando tem migalhas ou restos de alimentos espalhados pela casa. Mesmo morando em apartamento, ninguém está imune ao ataque desse inseto. A questão é que nem sempre uma boa limpeza é eficiente e elas retornam toda vez pelos mais diversos modos, seja pela janela, frestas na porta, mini buracos nas paredes ou até mesmo rachaduras. A primeira solução que vem à mente é utilizar de inseticidas, mas hoje vamos focar em soluções naturais e que não prejudicam o meio ambiente.

As formigas urbanas que normalmente encontramos no nosso lar são onívoras e necessitam se alimentar de açúcar e proteínas, a facilidade delas para entrar e sair de ambientes deve-se a suas patas moles e cheias de pelo. Por isso o cuidado aqui precisa ser grande. Aqui no blog da Flex Clean daremos dicas infalíveis para solucionar esse problema:


1- Vinagre: Para limpeza de ambientes você pode misturar em partes iguais 1: 1 (1 medida de água para 1 medida de vinagre). Coloque a mistura num borrifador ou num frasco de plástico com spray. Aplique o borrifador nos cantos onde geralmente as formigas se localizam ou em cima delas.











2- Detergente: Em um copo de 200ml coloque em partes iguais água e detergente. Coloque a mistura em um borrifador, frasco de plástico com spray ou até em uma seringa. Aplique nos focos localizados e em possíveis ninhos de formiga.










3- Vaselina: Essa dica é especial para quem tem problemas de formigas em lixeiras, pote de animais de estimação e fruteiras. Aplique o produto nas bordas para formar uma barreira entre seu item doméstico e os insetos. O efeito é elas ficarem grudadas nesta barreira de vaselina.








4- Arroz: Essa dica é para acabar com formigueiros, coloque alguns grãos de arroz em volta do formigueiro, eles serão levados para dentro do formigueiro. Assim que as formigas levarem o grão ele será fermentado e criará um fungo que contamina e mata esse inseto.






5- Bicarbonato de Sódio: Espalhe tampinhas de bicarbonato misturada com açúcar pela casa, o açúcar irá atrair as formigas e após ingerir-las elas perderão o equilíbrio e acabarão morrendo.












6- Cravo e Canela: Esse é para espantar as formigas. Encha um pote sem tampa com cravo-da-índia e coloque na cozinha, despensa ou armário. Esse procedimento pode ser feito também com canela em pau. De 15 em 15 dias pode ser feito a troca do item em questão pois para manter a eficiência da ação. Outra dica é deixar cravos dentro do pote de açúcar e nos bolos.



7- Cascas de Limão e Laranja: Uma boa dica para evitar formigas no seu açucareiro. Corte rodelas de limão ou laranja e coloque dentro do pote. Isso ajuda a mantê-las longe.





8- Pimenta Caiena: A Pimenta Caiena é muito forte e mata de vez as formigas, a ideia é cobrir os buracos e frestas onde possa haver formigas. Tome muito cuidado com esse item, se tiver crianças em casa e/ou animais de estimação ignore essa dica.











9- Borra de Café: Uma opção tão efetiva quanto a pimenta caiena, o cheiro do café espanta mas não mata as formigas, cubra os buracos e as frestas onde possa ter abrigos para esse inseto.





10- Sabão de Coco e Fumo de Corda: Apesar de inusitado essa receita caseira é bem efetiva. Aqui você vai usar 10g de sabão de coco, 5cm de fumo de corda e 1L de água. Faça a mistura em um recipiente, lembrando de deixar o fumo de corda picado. Depois coloque todo esse líquido formado num borrifador ou frasco de plástico com spray e aplique de

forma localizada para detonar os focos de formigueiro.





















11- Alho: Essa é um pouco mais trabalhosa, mas também mega eficiente. Este ingrediente natural auxilia a eliminar esse inseto e deixar a sua casa protegida. Pegue vários dentes de alho (fica a seu critério a quantidade exata) e uma boa quantidade de água e coloque tudo em uma panela. Deixe-a em repouso por 24 horas. Após esse processo, coe a solução e aplique com uma seringa diretamente no formigueiro ou em ninhos.



12- Giz: Outra que aparenta ser inusitada dá muito certo se fizer corretamente. Formigas não gostam de ultrapassar linhas de giz, justamente por conter em sua composição carbonato de cálcio. Faça linhas nas janelas, portas e próximas à alguma fresta.





13- Sal: O item bem básico e comum no dia a dia doméstico e antagônico ao alimento base da formiga é a solução aqui. É um ótimo repelente, podendo ser aplicado diretamente nos cantos onde tem focos do inseto ou pode ser utilizado com água, fervendo ela e colocando em borrifadores ou frascos de plástico com spray.



A Flex Clean não realiza nenhum tipo de serviço de dedetização, mas indicamos procurar uma empresa especializada para casos específicos ou se tiver medo de utilizar produtos químicos.


Flex Clean, higienização e impermeabilização profissional

Ulisses Avelino

Criador de conteúdo e Social Media





Fontes: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/03/8-truques-caseiros-para-acabar-com-formigas.html

https://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/dicas/oito-truques-para-acabar-com-as-formigas-em-casa-449721.html

https://www.imovelweb.com.br/noticias/quem-ajuda-amigo-e/como-eliminar-formigas-de-dentro-de-casa/

https://www.ecycle.com.br/1301-matar-formigas

https://www.tuacasa.com.br/como-combater-formigas/

20 visualizações1 comentário
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

© 2020 www.flexclean10.com             facebook.com/flexclean10