top of page

Cupim no sofá, saiba soluções caseiras para acabar de vez com essa praga.

Atualizado: 29 de nov. de 2019


Os cupins (também conhecido como Siriri ou Aleluia) de madeira seca, que são os mais comuns em ambientes domésticos, podem ser o terror quando entram em móveis como criados-mudos, guarda roupas e principalmente o sofá. Dependendo do estrago feito por esses seres pequeninos podem acarretar em danos estruturais em todo móvel. Aqui no blog da Flex Clean daremos dicas infalíveis para solucionar de vez todo esse mal-estar.

Cupins não são insetos que transmitem doenças, porém, eles têm uma facilidade incrível de atravessar qualquer obstáculo. Seja paredes, móveis, forro de gesso, tubulação e até em casos de fios de energia (dando curto circuito e aumentando a dor de cabeça de quem sofre com isso)

A primeira ação a ser feita é encontrá-lo. Eles podem estar em ambientes subterrâneos, criando uma espécie de tubos de lama para uma fácil locomoção. Identificar esses focos é super importante. Rachaduras em pequenas partes de móveis, seja no “pé” do sofá ou em outros móveis domésticos podem ser o sinal de uma infestação.

A mais comum geralmente são as pelotas fecais, aquela “areia” que vemos em alguns itens de madeira, elas são os rastros deste inseto que convive diariamente no mesmo local que nós.


Soluções caseiras naturais (para quem tem pet em casa)

Essas dicas são focadas em quem tem animais de estimação, pois esses produtos não agride o meio ambiente e a saúde do seu pet.

1- Vinagre – Um produto comum e já conhecido de donos (as) de casa, seja como tempero ou para limpeza (dependendo do item nem sempre é efetivo). Aqui ele pode ser usado puro ou diluído, numa medida de 1:1 (1 medida de vinagre para 1 de água). Ele consegue matar os cupins e acabar com o foco e a infestação (se estiver no começo e de pequena quantidade). A dica aqui é colocar naqueles borrifadores ou frascos de plástico com tampa spray e pulverizar de forma localizada o produto;





2- Óleo de Cravo – O óleo extraído do cravo-da-índia, muito utilizado como produto de estética e beleza aqui também tem grande serventia. Para cada 100 ml de água (ou óleo de coco) coloque 10 gotas de óleo de cravo. A dica aqui é utilizar um balde cheio e fazer a alquimia correta. Depois é só pegar um pano e passar no local afetado;


3- Óleo de Laranja – Um dos produtos mais versáteis, combate gripe, auxilia na desintoxicação do corpo, ajude em tratamentos terapêuticos e emocionais e de quebra extermina os cupins. Produto indispensável para sua casa. No caso do extermínio deste inseto (que é a finalidade que procuramos aqui) ele é bem efetivo, pela acidez da laranja mata com facilidade os intrusos com o simples toque deles ao óleo de laranja. Novamente a dica é um borrifador ou um frasco de plástico com spray, podendo utilizar ele puro ou diluído (esse não tem uma medida específica) para pulverizar toda área afetada;


Soluções caseiras químicas


Essas dicas são focadas para quem quer ter a certeza de que irá remover 99% da praga, lembrando que o contato com esses produtos químicos pode acarretar em sérios problemas de saúde, portanto, muito cuidado com o manuseio destes itens.

1- Desengripante – Por ser um produto extremamente tóxico requer muitos cuidados para sua utilização, o exemplo aqui é o famoso WD-40. Como ele já vem com aquele canudo de aplicação facilita atingir certos pontos, principalmente frestas e cantos que geralmente com outros produtos ficaria mais difícil o acesso ao local. O efeito é imediato, faça poças maiores de produto em caso de grande quantidade de cupins. Como a substância química gruda no corpo dos insetos eles morrem sufocados; (ATENÇÃO: MANTENHA LONGE DAS CRIANÇAS E DOS ANIMAIS ESSE PRODUTO)


2- Borato de Sódio – O Borato de Sódio, popularmente conhecido como Bórax, é um produto químico utilizado de diversas formas, como por exemplo, fertilizante para nutrição de plantas, fabricação de vidros resistentes a temperaturas altas, esmaltes para porcelanas, limpeza de metais, entre outros. Muito fácil de diluir em água, esse item é MUITO PERIGOSO, portanto utilize luvas e óculos de proteção para seu manuseio. A dica aqui é utilizar um recipiente que caiba no mínimo 5lts. A medida é para cada 4 litros de água utilizar 450g de Bórax. Colocar toda essa mistura num borrifador ou frasco de plástico com spray e aplicar nos focos de cupim; (ATENÇÃO: MANTENHA LONGE DAS CRIANÇAS E DOS ANIMAIS ESSE PRODUTO)

3- Inseticida – Inseticida seria o último recurso, por ser um produto muito forte, esse tem 99% de garantia. O mais conhecido produto para realizar esse serviço é o Jimo Cupim, a aplicação aqui seria com pincel ou pulverizador, há também a opção de aplicação com seringa. Assim como o Bórax esse item é MUITO PERIGOSO, portanto não esqueça de utilizar luvas e óculos de proteção para seu manuseio.

(ATENÇÃO: MANTENHA LONGE DAS CRIANÇAS E DOS ANIMAIS ESSE PRODUTO)


A Flex Clean não realiza nenhum tipo de serviço de dedetização, mas indicamos procurar uma empresa especializada para casos específicos ou se tiver medo de utilizar produtos químicos. Se seu problema for apenas uma higienização no seu sofá estamos disponíveis para te atender da melhor forma possível.

13.969 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page