Como tirar manchas de vinho no tapete ou carpete? 7 dicas para solucionar seus problemas.

Atualizado: 2 de Dez de 2019


Chega aquela sexta-feira e vem a vontade de beber um bom vinho, você está com a garrafa na mão, vai abrir e ocorre um acidente. Ou até mesmo já está com a taça cheia e por um descuido derruba bem no seu tapete favorito, ou naquele carpete novinho. Calma, o blog da Flex Clean vai te dar dicas importantes para você não desesperar em casos como esse.

O que pode ser o caos pode ser facilmente resolvido com produtos que utilizamos no dia a dia, lembrando que essas dicas funcionam se for com manchas recentes. Assim que ocorrer o acidente, faça imediatamente esses procedimentos.


1- Tirar Excesso: Pode parecer óbvio, mas tirar o excesso na superfície do carpete ou do tapete é primordial para um bom resultado da limpeza. Você pode usar um papel toalha para uma melhor absorção e utilizar água corrente (sempre morna ou fria) para lavá-lo.






2- Sal: A dica aqui é assim que cair a mancha colocar um punhado de sal que cubra toda a mancha, a função dele é absorver o líquido, ela pode não remover por completo mas tira o líquido mais profundo que fica na fibra do carpete. Deixe agir por uns 5 minutos e depois repita o procedimento, assim que clarear lave com água morna.



3- Água Oxigenada: Por ser um produto que é conhecido pelo seu efeito clareador e contém partículas oxidantes em seu composto, o ideal é diluir em água numa quantidade 1:1 (1 medida de água para 1 medida de oxigenada), se quiser potencializar o efeito misture um pouco de detergente e aplique sobre a mancha.






















4- Vinagre: A solução já bem conhecida no blog como podemos ver aqui e aqui, nessa situação utilizaremos o vinagre na medida 1:3 (sendo 1 medida de vinagre pra 3 de água), aplique sobre a mancha e depois lave o carpete/tapete.














5- Limão: O limão abre duas possibilidades para remover manchas. A primeira é espremê-lo em cima da nódoa de vinho e colocar sal logo em seguida esfregando a área. A segunda é misturar os dois ingredientes, deixando a mistura agir por 1 hora. Lave a peça em seguida e coloque-a para secar. Se a cor do carpete ou do tapete for bem forte e colorida tenha cuidado redobrado.